A análise de Redes Sociais com escopo gerencial tem se tornado frequente para grandes organizações. Empresas como Google e Yahoo utilizam dessa ferramenta para selecionar funcionários, recomendar produtos e muito mais.
Existe um amplo espaço de pesquisa sobre esse tema em Administração. A análise quantitativa de redes sociais pode auxiliar o gestor nas seguintes situações:
- Recomendação de produtos.
- Social Customer Relationship Management.
- Marketing social.
- Advertising Influence.
- Loyalty programs Influence.
- Monitoramento da qualidade de produtos.
- Satisfação de clientes.
Alguns softwares estão disponíveis no mercado para auxiliar na análise de Redes Sociais, são eles:
O R é uma excelente ferramenta pois permite diversas análises estatísticas e diversos modelos além de ser GRATUITO!
Maiores detalhes de como utilizar Redes Sociais no contexto gerencial você obtêm nesse texto:
Bonchi, F., Castillo, C., Gionis, A., and Jaimes, A. 2011. Social network analysis and mining for business applications. ACM Trans. Intell. Syst. Technol. 2, 3, Article 22 (April 2011).
Nenhum comentário:
Postar um comentário