Uma das grandes críticas que os usuários do R fazem é que por vezes algumas operações são muito demoradas no R. Em especial, a execução de loops.
Há, no entanto alguns truques que podem ser utilizados para se aumentar a velocidade dos códigos produzidos em R, quais sejam: usar operações algébricas vetoriais ao invés de loops, utilizar os membros da família apply, utilizar processamento em paralelo , etc.
Entretanto, algumas vezes é necessário programar funções mais complexas e que necessitam do uso de loops clássicos. Quando esse for o caso, uma boa solução é utilizar o pacote RcppEigen que é uma versão em R da biblioteca em C++ Eigen.
Nesse grupo de posts acerca do RcppEigen vamos mostrar como esse pacote pode ser usado e também como novos pacotes para o R podem ser criados. O primeiro passo é construir um projeto de pacote no RStudio:
Definido a criação de um novo pacote o próximo passo é determinar:
Podemos criar um projeto com base em um diretório já existente ou em um novo diretório. Escolhendo um novo diretório temos as seguintes opções:
Escolhemos nesse caso a opção R Package. Em seguida, definimos o local e nome do pacote que desejamos criar:
Automaticamente o R cria alguns arquivos e pastas. Para usar o RcppEigen precisamos de alguns arquivos específicos. Esses arquivos são obtidos executando uma função padrão do pacote:
#Limpa o Workspace #Habilita o pacote library(RcppEigen) #Define o local temporário para criação dos arquivos setwd("C:\\LocalTemorario") #Cria os arquivos necessários RcppEigen.package.skeleton("ArquivosRcppEigen")
Na pasta definida pelo comando setwd um conjunto de arquivos é criado.
Deve-se copiar os arquivos DESCRIPTION e NAMESPACE e também a pasta src (todas elas dentro da pasta "ArquivosRcppEigen") para a pasta do pacote criado no RStudio (nesse exemplo denominada "NomeDoPacote"). Após essas etapas o pacote estará pronto para receber as funções escritas em RcppEigen, as quais veremos nas próximas partes desse tutorial.