Quantum GIS (freqüentemente abreviado QGIS) é um sistema multi-plataforma livre e de código aberto para a análise de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), que fornece dados de visualização, edição além de capacidades para análise.
A utilização de sistemas SIG em administração possui diversas aplicações, a principal é em Geomarketing.
Geomarketing é a integração de sistemas geográficos em vários aspectos de marketing, incluindo vendas e distribuição.
A pesquisa em Geomarketing é usualmente realizada por meio do uso de parâmetros geográficos em metodologia de pesquisa de marketing, incluindo amostragem, coleta de dados, análise e apresentação.
A base central de Geomarketing é o mapa digital, representado usualmente por um arquivo shapefile. No Brasil, o principal fornecedor de malhas digitais é o IBGE. Para baixar as malhas vá ao endereço ftp://geoftp.ibge.gov.br/malhas_digitais.
Vale realçar que não basta baixar apenas o arquivo em formato *.shp, mas na mesma pasta é necessário a existência de pelo menos outros dois arquivos: *.shx e *.dbf
O geomarketing é uma disciplina dentro da análise de marketing que usa geolocalização (informação geográfica) no processo de planejamento e implementação de atividades de marketing.
Esse campo pode ser usado em qualquer aspecto do mix de marketing - o produto, preço, promoção, ou praça (segmentação geográfica).
Segmentos de mercado também se correlacionam com a localização, e isto pode ser útil na gestão de marketing. O geomarketing já é uma metodologia aplicada com sucesso no setor financeiro através da identificação de caixas eletrônicos geradores de tráfego e criação de hotspots baseados em parâmetros geográficos integrados com o comportamento do cliente.
Nesse post, mostrarei um exemplo de como utilizar o Quantum GIS para a uma análise simples do mercado de escolas em Brasília.
Utilizando o Quantum GIS.
Antes de fazer qualquer análise é necessário que se saiba qual a região deseja-se estudar. No exemplo desse post trabalharemos com o setor censitário do IBGE para Brasília em 2010.Baixe a malha de Brasília em 2010 e extraia todos os arquivos em uma mesma pasta (53SEE250GC_SIR.shp, 53SEE250GC_SIR.shx, 53SEE250GC_SIR.dbf e 53SEE250GC_SIR.prj).
Vá ao menu e escolha Layer → Add Vector Layer. É posível também adicionar o Layer apenas arrastando o arquivo 53SEE250GC_SIR.shp para o ambiente Quantum GIS Desktop.
Após a escolha da opção Add Vector Layer a seguinte tela surge:
Há três opções disponíveis:
- File: Abre apenas um único shapefile.
- Directory: Abre todos os arquivos shapefile presentes no diretório indicado.
- Database: Abre os shapefile que estão em formato de base de dados.
- Protocol: Abre o layer por meio de protocolos.
Aqui trabalharemos com a opção File. Na opção Dataset o endereço do shapefile deve ser especificado e na opção Enconding a formatação dos caracteres do Layer deve ser especificado (caso não saiba qual formatação usar utilize a opção System).
Caso tenha dado certo a seguinte imagem surgirá:
Definindo a projeção da malha para mapas no Brasil.
Antes de mais nada, vamos adicionar ao mapa uma Scale Bar. Para isso vá em View → Decorations → Scale Bar.Surgirá a seguinte tela:
Marque a opção Enable Scale Bar. A escala surgirá no canto superior direito do QGis Desktop. O próximo passo é definir a projeção da malha digital. No canto inferior direito da tela do QGis Desktop clique no ícone CRS Status:
A seguinte tela surgirá:
Marque a opção Enable "on the fly" CRS Transformation e escolha a opção Projected Coordinate Systems → Universe Transverse Mercartor (UTM)
→ SAD69/ UTM Zone 23S
As opções produzem a seguinte tela:
Clique em Apply e depois OK. A escala agora deve estar em quilômetros e agora podemos trabalhar com essa nova projeção.
É necessário salvar esse mapa projetado e então trabalhar com o mapa salvo. Para isso clique com o botão direito no Layer e escolha a opção Save as....
Defina o local para salvar o novo arquivo em Browse, aqui denominado BSB.shp e na caixa de texto CRS clique no botão Browse e escolha a opção Projected Coordinate Systems → Universe Transverse Mercartor (UTM)
→ SAD69/ UTM Zone 23S. Depois clique em OK.
Remova o Layer antigo do ambiente QGis Desktop (basta clicar com o botão direito sobre o Layer e escolher a opção Remove) e adicione o novo Layer BSB.shp.
Selecionando polígonos em uma determinada distância.
Suponha que queiramos selecionar os polígonos que estão a uma distância (em raio) de até 10 quilômetros de uma determinada região. Ou seja, essa pode ser a influência do nosso produto e por isso desejamos estudar as regiões que estão a esse alcance geográfico.Particularmente, suponha que queiramos obter todos os polígonos que estão a 10 quilômetros do polígono com número do setor censitário igual a CD_GEOCODI=530010805230054.
O primeiro passo é selecionar o polígono de interesse, para isso, clique com o botão direito no Layer BSB e escolha a opção Open Attribute Table:
A seguinte tala surgirá:
Para selecionarmos o polígono de interesse na caixa de texto Look for coloque o número de polígono desejado (530010805230054) e na Combo Box ao lado de in escolha a variável CD_GEOCODI em seguida clique na opção Search:
O polígono selecionado estará sublinhado de azul na tabela de dados, após esses passos feche a tabela no botão Close. O setor censitário escolhido estará realçado no mapa:
O próximo passo é salvar apenas o polígono desejado, para isso, clique com o botão direito no Layer BSB e escolha a opção Save selection as...:
Dê o nome de Selecionado.shp, escolha o local onde será salvo e confira se o CRS possui a mesma projeção do mapa, isso é: SAD69/ UTM Zone 23S.
Adicione o novo Shapefile no ambiente QGis Desktop:
Para selecionar os polígonos que estão a uma distância de 10 Km do setor censitário em verde, precisamos agora encontrar o centroide do polígono. Para isso, vá ao menu do QGis Desktop e escolha as opções: Vector → Geometry Tools → Polygon centroids , na caixa de texto Input polygon vector layer escolha o Layer: Selecionado.shp e defina o Layer que conterá o centro de massa do setor censitário desejado, no nosso caso denominamos de Centroid.shp:
Caso o procedimento tenha sido realizado de maneira correta, o centroide estará presente no mapa:
Para selecionar os polígonos que estão a uma distância de 10 Km (10000 metros) do setor censitário de interesse, vá ao menu e escolha as opções: Vector → Geoprocessing Tools → Buffer(s).
Escolha o Layer: Centroid.shp informe o raio desejado (10000 metros) e dê o nome do novo Layer com a circunferência de 10Km em relação ao setor censitário escolhido, aqui demos o nome de Raio10.shp:
O novo Layer com um raio de 10 Km surgirá:
Por fim, procuramos pela interseção entre os Layers: BSB e Raio10. Para obter essa interseção vá ao menu e escolha as opções: Vector → Data Management Tools → Join Attributes by location:
em seguida clique no botão OK. Os Layers: BSB e Raio10 são escolhidos e a malha final (Final.shp) com a interseção dos polígonos que possuem distância de seus centroids até o centroid do setor censitário de interesse de 10 Km é produzido:
Podemos retirar a seleção dos Layers que não nos interesse e dexar somente os Layers: BSB e Final habilitados:
Obrigada pelo tutorial!
ResponderExcluirboa noite
ResponderExcluirestou usando a versão 2.14.2 e qdo abre a tabela de atributos, não encontro a opção Look for, como faço?
obrigado
a última imagem mostra a área de influência em 10km que o negócio pretende atingir?
ResponderExcluirSabe como realizar uma divisão de area geografica por um numero de pessoas baseado em criterio de proximidade, pois tenho uma aplicação com essa demanda.
ResponderExcluir