O objetivo principal do Estudo de Eventos é mensurar o efeito de um determinado evento sobre o valor da firma.
Abaixo seguem os passos para a análise e inferência em Estudo de Eventos ( Campbell et. al., 1996 pág. 151):
- Defina o evento de interesse e identifique o período nos quais o preço do ativo poderia ser afetado, esse intervalo é denominado Janela do Evento.
- Após identificar o evento de interesse é necessário determinar quais são os critérios de seleção para incluir ativos de empresas. O critério pode envolver restrições impostas pelos dados (ex:. Empresas listadas na Bovespa) ou podem envolver restrições associadas ao setor econômico da empesa (ex:. Indústrias)
- Calcule os retornos anormais, esses retornos anormais são os retornos do ativo de interesse após o evento focal menos o retorno normal (predito) para a firma na janela de estimação. Matematicamente, $\epsilon_{t}=r_{it}-\mathbb{E}(r_{it}|\mathcal{F}_{t})$ onde $\epsilon_{t},r_{it}$ e $\mathbb{E}(r_{it}|\mathcal{F}_{t})$ são os retornos anormais, atuais e normais respectivamente para o período de tempo $t$ e $\mathcal{F}_{t}$ é o conjunto informacional disponível no tempo $t$. Usualmente, os modelos mais utilizados para o preditor $\mathbb{E}(r_{it}|\mathcal{F}_{t})$ são: Constant Mean Return Model ($\mathbb{E}(r_{it}|\mathcal{F}_{t})=\mu$) e Market Model ($\mathbb{E}(r_{it}|\mathcal{F}_{t})=\alpha+\beta r_{mt}$ onde $r_{mt}$ é o retorno do mercado.)
- Usando uma janela de estimação (antes do fato) os parâmetros do modelo são estimados. Usualmente, o período do evento focal não é incluído na janela de estimação para evitar que o evento influencie o nível normal dos retornos.
- Com base nas estimativas dos parâmetros o retorno anormal é calculado. A hipótese nula e as estratégias de agregação dos retornos são definidas.
- Resultados empíricos, interpretação e conclusão são então apresentados.
Visualmente, as janelas são descritas pelo seguinte gráfico:
Como exemplo, vamos considerar como evento a influência do Steve Jobs sobre o ativo da Apple.
Uma pergunta que surge é: O afastamento do Steve Jobs da Apple até o seu falecimento afetaram o preço das ações da Apple ?
Será que uma pessoa pode incorporar valor à organização ? E se pode, quanto é esse valor ?
Vamos testar esse evento utilizando a abordagem clássica de Campbell et. al., 1996 que apesar de amplamente muito utilizada apresenta alguns pressupostos inautênticos (Corrado, 2011).
Definiremos a janela do evento a saída do Steve Jobs da presidência da Apple (17/01/2011) até a data do seu falecimento (05/10/2011).
Como janela de estimação utilizaremos a mesma quantidade de dias compreendidos entre 17/01/2011 a 05/10/2011, dessa forma o primeiro passo é obter a série temporal dos preços da Apple:
#Habilita o pacote quantmod library(quantmod) #Cria um novo ambiente para armazenar os dados stockData <- new.env() #Steve Jobs deixa a presidência da Apple startEvent = as.Date("2011-01-17") #Steve Jobs falece endEvent = as.Date("2011-10-05")
#Quantidade de dias entre a saida e o falecimento. tamanhoJanela<-endEvent-startEvent #Início da série startDate<-startEvent-tamanhoJanela #Obtêm os dados da Apple getSymbols("AAPL", src="yahoo",from=startDate,to=endEvent)Podemos plotar a série temporal completa (03/05/2010 até 05/10/2011):
#Plota a série temporal dos preços de fechamento plot.xts(Cl(AAPL),major.format="%b/%d/%Y", +main="Apple",ylab="Close price.",xlab="Time")Usualmente, trabalhamos o log-retorno do ativo $r_{t}=log(R_{t})-log(R_{t-1})$:
#Calcula o log-retorno. diffAAPL<-diff(log(AAPL)) #Plota a série temporal dos preços de fechamento plot.xts(Cl(diffAAPL),major.format="%b/%d/%Y", +main="Apple",ylab="Log-return Close price.",xlab="Time")Agora precisamos estimar os retornos normais, utilizando o NASDAQ-100 como retorno do mercado, podemos estimar os parâmetros utilizando o modelo de mercado:
#Janela de estimação AAPLSubset<- window(diffAAPL, start = startDate, end = startEvent-1) #Nasdaq-100 getSymbols("^NDX", src="yahoo",from=startDate,to=endEvent) diffNDX<-diff(log(NDX)) NDXSubset<-window(diffNDX, start = startDate, end = startEvent-1) #Estima o modelo de mercado MarketModel<-lm(Cl(AAPLSubset)~Cl(NDXSubset)) summary(MarketModel)As estimativas obtidas são $\hat{\alpha}=0.0007294$ e $\hat{\beta}=1.0297346$ aplicando a equação para toda a série, temos:
#Aplica o Market Model epsilon<-diffAAPL-coef(MarketModel)[1]-coef(MarketModel)[2]*diffNDX #Encontra a variância do epsilon NDXSubset1<-na.omit(window(diffNDX, start = startDate+1, + end = startEvent-1)) X<-as.matrix(cbind(rep(1,length(Cl(NDXSubset1))),Cl(NDXSubset1)))
NDXSubset2<-window(diffNDX, start = startEvent, end = endEvent) Xstar<-as.matrix(cbind(rep(1,length(Cl(NDXSubset2))),Cl(NDXSubset2))) V<-(diag(nrow(X))*var(residuals(MarketModel)))+ +((X%*%solve(t(Xstar)%*%Xstar)%*%t(X))*var(residuals(MarketModel)))Acumulamos agora o retorno na Janela do Evento usando o CAR (Cumulative Abnormal Return) e o SCAR (Standardized Cumulative Abnormal Return):
epsilonStar<-window(epsilon, start = startEvent, end = endEvent) CAR<-sum(Cl(epsilonStar)) SCAR<-CAR/sqrt(sum(V))Usando a abordagem clássica, a estatística SCAR possui distribuição t de Student com $L_{1}-2$ graus de liberdade onde $L_{1}=T_{1}-T_{0}$ nesse caso:
#Valor crítico da distribuição T alpha<-0.05 df<-length(Cl(AAPLSubset))-2 qt(alpha/2,df) qt(1-(alpha/2),df)
Como a estatística não recai sobre a região crítica a um nível de significância de 5%, então não rejeitamos a hipótese nula, qual seja: Nulidade do efeito Steve Jobs sobre as ações da Apple.
perfeito, Obrigado Professor
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