SAUDAÇÕES!

Seja bem vindo à página do professor Pedro Albuquerque. Para saber mais sobre meu currículo, disciplinas ministradas e interesses de pesquisa, navegue no menu disponível no topo da página.

sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Pacote Rmetrics para finanças computacionais.


O pacote Rmetrics é um pacote livre, aberto e para o desenvolvimento e o ensino de finanças computacionais.

Rmetrics baseia-se principalmente na linguagem de programação estatística R, mas contém contribuições de outras linguagens de programação como Fortran, C e C++. O projeto foi iniciado em 2001 por Diethelm Wuertz, no Instituto Suíço de Tecnologia, em Zurique.

Os objetivos gerais do projeto RMetrics são:
  • Proporcionar o acesso generalizado a uma ampla gama de poderosos métodos estatísticos e gráficos para a análise dos dados de finanças de mercado e gestão de risco.
  • Fornecer uma plataforma comum de software que permita o rápido desenvolvimento e implantação de software extensível, escalável e interoperável.
  • Fortalecer o conhecimento científico através da produção de documentação de alta qualidade e por meio de pesquisa reprodutível.
  • Formar pesquisadores em métodos computacionais e estatísticos para a análise de dados financeiros e de gestão de risco financeiro.

Existem diversos livros sobre os métodos implementados no RMetrics , entre eles:


Outrs livros estão disponíveis!! Have fun!!

2 comentários:

  1. Informação bem útil! Parabéns pelo blog! É difícil encontrar informações sobre "Finanças Quantitativas" em Língua Portuguesa e escritas por quem entende do assunto. Acompanhando...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Bruno!!
      Comecei o Blog recentemente mas a ideia é ir expandindo aos poucos os temas e a complexidade!
      Grande abraço.
      Pedro

      Excluir