SAUDAÇÕES!

Seja bem vindo à página do professor Pedro Albuquerque. Para saber mais sobre meu currículo, disciplinas ministradas e interesses de pesquisa, navegue no menu disponível no topo da página.

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Bolhas no mercado financeiro.


O estudo de bolhas em mercados tem sido alvo de grande interesse por parte dos pesquisadores de finanças, particularmente aqueles que desejam "prever" possíveis crises.

No mundo físico é fácil visualizar o que é uma bolha. Podemos citar vários exemplos: um gás se expandindo em um recipiente, bolhas de chicletes, bolhas de sabonetes, etc.. Em todos esses casos o gás ou fluido no qual a bolha está imersa cria uma pressão ou tensão que contêm a bolha, além do mais, a bolha, a medida que cresce, se torna mais instável.

No mercado financeiro no qual os participantes observam e são observados é difícil visualizar o equivalente físico dessa contenção da bolha.

O aumento dos preços e volume de negociação pressionam o que? Qual é o contêiner que nos permite associar as bolhas financeiras ao seu análogo no mundo físico ?

Para os preços das ações podemos imaginar que esse recipiente ou contêiner é a taxa de juros real livre de risco.

Para o ponto em que o prêmio de risco é zero e assumindo que a lei do preço único está operante, podemos afirmar por meio da arbitragem, que os preços das ações não podem aumentar por mais do que um tempo relativamente curto.

Ainda assim, há dois problemas que tornam difícil a utilização desta noção de bolhas como uma metáfora das bolhas físicas, quais sejam: primeiramente as taxas de juro livre de risco mudam com o tempo e são de certa forma função da psicologia da tomada de decisão e o comportamento do investidor. Em segundo lugar, em tempos de entusiasmo extremo, no auge de uma bolha, a "parede do recipiente" algumas vezes pode ser temporariamente rompida pelas médias de mercados compostos e/ou por meio de portfólios de ações individuais que ultrapassam os limites financeiros historicamente estabelecidos.

Assim, o estudo de bolhas é complexo e com muitas possíveis abordagens. Uma boa referência para quem quiser ler mais sobre o assunto é o livro Financial Market Bubbles and Crashes escrito por Harold L. Vogel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário